
Autor: Eric J Hobsbawm., 1917-
Primeira edição: 1977
Edição mais recente: 2007 - 22º edição [Paz e Terra]
Pgs. de texto: 410 (letra miúda)
Preço: R$ 55,50 (Livraria Cultura) - aqui
Sinopse (Dote Come Leituras)
Eric J. Hobsbawm (1917). De origem hebreo-polaca, a sua biografia entrecruza-se com a História da Europa: infância em Viena dos anos vinte, adolescência na Alemanha durante a República de Weimar, estudos universitários na Cambridge de Keynes. Os grandes acontecimentos têm para este autor o aroma das suas próprias recordações. A ascenção de Hitler ao poder traz-lhe à memória uma tarde de Inverno em Berlim, um passeio com a irmã mais nova e um título de jornal visto de passagem. A época fá-lo lembrar-se do ritmo de Duke Ellington, de visita a Londres em 1933. O cinema de Eisenstein é uma sala vanguardista em Charing Cross.
Actualmente, este grande historiador marxista vive em Hampstead Heath, o bairro londrino onde viveu Karl Marx.
O seu último trabalho, «A Era dos Extremos», é o mais autobiográfico, original e político dos seus livros; uma continuação da célebre trilogia sobre o século XIX - «A Era do Capital», «A Era do Império 1875-1914» e «Indústria e Império, vol.II». Em 700 páginas Hobsbawm percorre todo o século XX, que começa com a Grande Guerra e culmina com a queda da união Soviética. Uma obra extraordinária que tem o pulso narrativo da reportagem, o seu ritmo e a sua paixão; não fosse o seu autor um observador participante e um viajante curioso.
Em 2000, o autor recebeu o prémio alemão 'Ernst Bloch', um reconhecimento por toda a sua obra, e muito particularmente, pelo estupendo volume acima referido «A Era dos Extremos». Uma leitura crucial, com edição da Presença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário