
Autor: BARRACLOUGH, Geoffrey
Editora: ZAHAR
1976
Este livro pode ser encontrado em sebos como
www.estantevirtual.com.br
Resenha (cursojb.com.br)
Um dos propósitos deste livro é demonstrar como a História contemporânea é diferente, na maioria de suas preocupações básicas, daquilo que chamamos História “moderna”, marcando o período atual, a década de 1960, o início de uma nova época na história da humanidade.
Em sua análise, mostra o Autor como a nova estrutura mundial foi uma conseqüência material da industrialização e do imperialismo e como o equilíbrio político e diplomático foi alterado pelo crescimento demográfico e pelo surgimento de numerosas novas nações no mundo subdesenvolvido.
Nos capítulos que focalizam a transição de uma estrutura européia para uma estrutura global da política internacional, são abordados temas de grande interesse e atualidade como a propagação da tecnologia e das idéias políticas ocidentais nos países em desenvolvimento, os problemas sociológicos e políticos suscitados pela sociedade de massas, além de outras tendências importantes da era contemporânea.
Referindo-se ao impacto causado pelo estabelecimento do Estado comunista na Rússia - que acarretou a polarização do mundo em dois campos ideológicos - faz uma análise séria e profunda do marxismo em geral e do marxismo-leninismo em particular, finalizando o livro com um estudo de como o mal-estar resultante de todos esses fatores se exprimiu, a partir de 1918, através das realizações no campo da arte, da literatura e da música.
O tema subjacente do livro é, em conclusão, que nossa apreciação dos acontencimentos recentes da História depente menos de uma compilação penosa dos fatos do que uma visão nova ajustada a um mundo em que a Europa deixou de ser o centro da gravidade
O tema subjacente do livro é, em conclusão, que a nossa apreciação dos acontecimentos recentes da História depende menos de uma visão nova ajustada a um mundo em que a Europa deixou de ser o centro de gravidade.
Geofrey Barraclogh, professor em Cambridge, é Presidente da Historical Assotication, da Inglaterra, e foi sucessor de Arnold Toynbee na cadeira de História Internacional da Universidade de Londres. Nesta mesma coleção está publicado um outro livro seu: Europa, Uma Revisão Histórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário